CONCEITO DO NOVO PDI
CONCEITO DO NOVO PDI
O conceito que norteia a construção do novo Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA tem por objetivo reafirmar o compromisso contínuo da instituição em se consolidar como um centro de excelência na formação profissional e cidadã, fundamentado em seus princípios institucionais de respeito à ética, à diversidade étnico-racial, de gênero, sexualidade e cultural, ao pluralismo de ideias e pensamento, à defesa dos direitos humanos e do meio ambiente, sobretudo o amazônico, no qual está inserida.
Esse compromisso se concretiza por meio de inúmeras ações institucionais voltadas à inclusão social, ao respeito à diversidade e às liberdades individuais, garantindo um ambiente acadêmico acolhedor, que promove o senso de pertencimento e valoriza a diversidade em todas as suas formas — sejam elas culturais, econômicas, religiosas, linguísticas, sociais ou relacionadas a algum tipo de deficiência.
Espera-se que ele reflita o reconhecimento da participação essencial de múltiplos grupos sociais na construção do conhecimento. A universidade reafirma seu compromisso em acolher e valorizar todas as vozes, promovendo a troca de saberes entre diferentes culturas e conferindo igual importância tanto ao conhecimento acadêmico quanto aos saberes tradicionais e populares.
Esse compromisso se traduz na ampliação da representatividade dentro do ambiente universitário, garantindo espaço e oportunidades para todas as pessoas incluindo aquelas com deficiência, indígenas, quilombolas, de baixa renda, da diversidade sexual e de gênero e outros grupos historicamente vulnerabilizados. Dessa forma, a UFPA se fortalece como uma instituição que não apenas ensina, mas aprende com a diversidade, consolidando sua missão de transformação social.
Além disso, a UFPA incentiva o diálogo, a liberdade de expressão e o respeito às diferentes perspectivas, posicionando-se como um espaço de debates, pesquisa interdisciplinar e atividades culturais. Essas iniciativas não apenas fortalecem a diversidade, mas também promovem uma formação acadêmica mais ampla, crítica e humanizada.
Por fim, que represente um espaço plural, onde diferentes vozes são ouvidas, respeitadas e valorizadas. Ao reconhecer que o conhecimento se constrói de forma coletiva e colaborativa, a instituição reafirma seu compromisso com seu papel social, formando cidadãos com competência técnico-científica e consciência ética, autônomos e críticos, comprometidos com a construção de uma sociedade mais inclusiva, solidária e justa e cientes de seus papeis no desenvolvimento amazônico