Planejamento Estratégico na UFPA

Planejamento Estratégico na UFPA

A Universidade Federal do Pará, por ser uma das maiores instituições de produção acadêmica e científica da região amazônica, necessita planejar-se em função dos desafios apresentados ao desenvolvimento regional e do Estado do Pará, em particular.

Desta forma, a UFPA materializa seu planejamento estratégico através do seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. Logo abaixo do nível estratégico, posicionam-se os níveis de planejamento tático e operacional, registrados por meio dos Planos de Desenvolvimento da Unidades – PDUs.

Missão, Visão e Princípios da UFPA

O conjunto Missão, Visão e Princípios da UFPA representa sua identidade institucional, facilitando e promovendo a convergência dos esforços humanos, materiais e financeiros, constituindo-se em um conjunto de macrobalizadores que regem e inspiram a conduta e os rumos da Instituição em direção ao cumprimento do seu PDI. A tríade serve de guia para os comportamentos, as atitudes e as decisões de todas as pessoas, que, no exercício das suas responsabilidades e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão, tendo como referência os princípios institucionais.

A missão, a visão e os princípios da UFPA definidos e registrados no PDI 2011-2015 são os seguintes:

Missão

Produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade sustentável.

Visão

Ser referência nacional e internacional como universidade multicampi integrada à sociedade e centro de excelência na produção acadêmica, científica, tecnológica e cultural. 

Princípios

 

O Mapa Estratégico da UFPA

Os objetivos estratégicos são os fins a serem perseguidos pela Universidade Federal do Pará para o cumprimento de sua missão institucional e o alcance de sua visão de futuro. As relações de causa e efeito representam a correlação causal existente entre os objetivos listados no Mapa Estratégico da Universidade Federal do Pará e demonstram como um objetivo é impactado por outro.

A estratégia pode ser definida também como conjunto de hipóteses sobre causas e efeitos, sobre como um objetivo impacta no alcance de outro. Desse modo, a cadeia de causa e efeito deve permear todas as perspectivas do Mapa Estratégico.

O Painel de Desempenho da UFPA

Cada um dos 20 objetivos estratégicos presentes no mapa estratégico da UFPA tem entre um e três indicadores de desempenho para a devida aferição do alcance dos objetivos, conforme tabela abaixo:

Painel de Desempenho da UFPA