Conselho Universitário aprova plano de metas da UFPA para 10 anos

O Conselho Universitário (Consun) da Universidade Federal do Pará (UFPA) esteve reunido de forma extraordinária nesta quinta-feira, 22 de dezembro, para aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), que prevê metas, estratégias e ações administrativas da instituição para os próximos 10 anos. O documento, elaborado pela equipe técnica da Pró-Reitoria de Planejamento (Proplan) com colaborações de toda a comunidade acadêmica, foi aprovado por unanimidade pelos conselheiros.

O PDI 2016-2025 reflete um exercício de gerenciamento integrado das atividades de ensino, pesquisa e extensão da Universidade, alicerçado numa ampla discussão entre os setores da comunidade acadêmica. Tomando como diretriz a missão norteadora da UFPA, aponta programas, projetos e ações que deverão balizar a atuação da Instituição, considerando também a necessidade de racionalizar recursos e implementar ações eficazes e contextualizadas diante das demandas da região Amazônica.

O Plano Estratégico está sistematizado em onze eixos estruturantes, que compreendem: o perfil institucional, o projeto pedagógico institucional, o cronograma de implementação de novos cursos e desenvolvimento da instituição, a gestão de pessoas, o perfil do corpo técnico-administrativo, a organização administrativa, as políticas de atendimento aos discentes, a infraestrutura física e instalações acadêmicas, a avaliação e acompanhamento do desenvolvimento institucional e, por fim, os aspectos financeiros e orçamentários.

Destaques - Dentre as metas da UFPA para os próximos 10 anos, destaca-se a criação de novos cursos de graduação, incluindo Engenharia de Bioprocessos e Produção Cênica, além dos cursos de nível técnico de Regência (Coro e Banda), Composição e Arranjo, e Documentação Musical. Na pós-graduação, a principal meta é a criação de Cursos de Doutorado para aqueles Programas que hoje só contam com o curso de Mestrado Acadêmico. Também são previstos novos cursos de Mestrado Acadêmico, especialmente para os campi do interior.

O modelo de Educação a Distância da UFPA, no ano de 2015, ofertou 27 cursos de graduação, abrangendo todas as regiões do Estado do Pará. Para a próxima década, está prevista a oferta de mais 26 cursos.

No que concerne ao perfil do corpo técnico-administrativo, o cronograma de expansão prevê a contratação de mais 212 servidores em categorias de nível médio e superior. Nas políticas de atendimento aos discentes, há a previsão de criação da Superintendência de Assistência Estudantil e da Secretaria de Diversidade e Inclusão Social, a serem vinculadas diretamente ao gabinete da Reitoria, para melhor gerir as demandas nessas áreas.

Quanto à infraestrutura física e instalações acadêmicas, está sendo realizado um levantamento em todos os campi com base em conceitos como acessibilidade e sustentabilidade, que englobam projetos e execução de serviços como construção de novos prédios, urbanização de áreas, expansão de estacionamentos, identificação e implementação de reformas, bem como adaptações de banheiros e demais ambientes de uso comum. Aponta-se ainda a necessidade de maior investimento na construção e atualização de laboratórios de ensino, e, também no uso da Tecnologias de Informação, implantando redes sem fio com cobertura em todos os campi.

Participação - Conforme o PDI, a comunidade acadêmica poderá acompanhar a execução de todas essas metas por meio do Programa de Autoavaliação “Minha Opinião”, o qual disponibilizará formulários e questionários que deverão valorizar a participação coletiva na avaliação das diferentes dimensões institucionais.

Após a publicação do texto, será ainda possível sugerir ajustes até fevereiro de 2017, a serem apreciados em uma reunião do CONSUN a ocorrer em março de 2017.

Para o reitor da UFPA, Emmanuel Tourinho, o PDI é um instrumento importante, na medida em que baliza o planejamento e os investimentos da instituição, definindo prioridades e estratégias articuladas com a missão e as metas para os próximos anos. “O Plano é uma referência que consolida a visão da UFPA sobre o seu papel na sociedade e o alcance de sua contribuição no processo de desenvolvimento regional”, completa o reitor.

Recursos - Segundo o documento, o orçamento consolidado da UFPA compõe o Plano de Gestão Orçamentária (PGO), que detalha todas as despesas e os investimentos previstos, com as respectivas fontes de financiamento. Essa metodologia tem possibilitado à UFPA otimizar a utilização dos seus recursos, uma vez que as receitas são aplicadas de acordo com as propostas de cada unidade administrativa, de forma descentralizada, o que possibilita uma melhor mensuração das suas necessidades.

A partir do PDI 2016-2025, as liberações de recursos para novos investimentos e projetos que não constem do orçamento das unidades serão efetivadas mediante a formalização das demandas com os respectivos projetos em acordo com o cronograma e metas pré-definidas, o que permitirá a racionalização e o bom uso dos recursos disponíveis para a Instituição nesse período.

A Proplan da UFPA deverá disponibilizar o PDI 2016-2025 para consulta on-line no site institucional

Texto: Jéssica Souza – Assessoria de Comunicação Institucional
Fotos: Alexandre Moraes