Planejamento Estratégico na UFPA
A Universidade Federal do Pará, por ser uma das maiores instituições de produção acadêmica e científica da região amazônica, necessita planejar-se em função dos desafios apresentados ao desenvolvimento regional e do Estado do Pará, em particular.
Desta forma, a UFPA materializa seu planejamento estratégico através do seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. Logo abaixo do nível estratégico, posicionam-se os níveis de planejamento tático e operacional, registrados por meio dos Planos de Desenvolvimento da Unidades – PDUs.
Missão, Visão e Princípios da UFPA
O conjunto Missão, Visão e Princípios da UFPA representa sua identidade institucional, facilitando e promovendo a convergência dos esforços humanos, materiais e financeiros, constituindo-se em um conjunto de macrobalizadores que regem e inspiram a conduta e os rumos da Instituição em direção ao cumprimento do seu PDI. A tríade serve de guia para os comportamentos, as atitudes e as decisões de todas as pessoas, que, no exercício das suas responsabilidades e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão, tendo como referência os princípios institucionais.
A missão, a visão e os princípios da UFPA definidos e registrados no PDI 2011-2015 são os seguintes:
Missão
Produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade sustentável.
Visão
Ser referência nacional e internacional como universidade multicampi integrada à sociedade e centro de excelência na produção acadêmica, científica, tecnológica e cultural.
Princípios
- A universalização do conhecimento;
- O respeito à ética e à diversidade étnica, cultural e biológico;
- O pluralismo de ideias e de pensamento;
- O ensino público e gratuito;
- A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
- A flexibilidade de métodos, critérios e procedimentos acadêmicos;
- A excelência acadêmica;
- A defesa dos direitos humanos e a preservação do meio ambiente.
O Mapa Estratégico da UFPA
Os objetivos estratégicos são os fins a serem perseguidos pela Universidade Federal do Pará para o cumprimento de sua missão institucional e o alcance de sua visão de futuro. As relações de causa e efeito representam a correlação causal existente entre os objetivos listados no Mapa Estratégico da Universidade Federal do Pará e demonstram como um objetivo é impactado por outro.
A estratégia pode ser definida também como conjunto de hipóteses sobre causas e efeitos, sobre como um objetivo impacta no alcance de outro. Desse modo, a cadeia de causa e efeito deve permear todas as perspectivas do Mapa Estratégico.
O Painel de Desempenho da UFPA
Cada um dos 20 objetivos estratégicos presentes no mapa estratégico da UFPA tem entre um e três indicadores de desempenho para a devida aferição do alcance dos objetivos, conforme tabela abaixo:
Objetivo |
Indicador |
META |
||||
2011 |
2012 |
2013 |
2014 |
2015 |
||
Formar cidadãos capazes de transformar a realidade social |
Nº de titulados (Graduação e stricto sensu) |
4.467 |
4.925 |
5.196 |
5.466 |
5.753 |
Índice de empregabilidade dos egressos da graduação |
Sem Meta |
Sem Meta |
Sem Meta |
Sem Meta |
Sem Meta |
|
Produzir conhecimento de valor para a sociedade |
Produção acadêmica |
10% |
20% |
30% |
40% |
50% |
Articulação nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão |
Nº de projetos desenvolvidos em cooperação com outras instituições do País e do exterior |
Sem Meta |
Sem Meta |
Sem Meta |
Sem Meta |
Sem Meta |
Intensificar atividades integradas de pesquisa, ensino e extensão socialmente relevantes |
Índice de projetos integrados |
10% |
15% |
20% |
25% |
30% |
Fortalecer os cursos oferecidos pela instituição |
Índice geral de cursos (IGC) |
3 |
3 |
4 |
4 |
5 |
Instituir programas de pós-graduação, extensão e pesquisa Multicampi |
% de campi do interior que possuem cursos de pós-graduação |
20% |
40% |
50% |
70% |
70% |
% dos projetos que envolvam os campi |
5% |
10% |
25% |
35% |
50% |
|
Alavancar parcerias estratégicas nacionais e internacionais |
Nº de convênios nacionais firmados |
29 |
29 |
29 |
29 |
29 |
Nº de convênios internacionais em vigência |
66 |
71 |
76 |
82 |
88 |
|
Promover maior interação da universidade com empresas e comunidade |
Nº de solicitações de registros de propriedade intelectual (nacionais e internacionais) |
237 |
362 |
443 |
659 |
966 |
Incentivo ao empreendedorismo |
14 |
19 |
24 |
31 |
37 |
|
Integração com a sociedade |
10% |
15% |
20% |
25% |
30% |
|
Intensificar a comunicação Institucional |
Qualidade da informação e comunicação, prevista na política de comunicação social |
65% |
Sem Meta |
75% |
Sem Meta |
85% |
Gestão da informação e do conhecimento |
Índice de satisfação das informações divulgadas |
68% |
Sem Meta |
75% |
Sem Meta |
85% |
Intensificar o uso de tecnologias educacionais e sociais |
Nº de eventos voltados para a disseminação de novas tecnologias educacionais |
10 |
15 |
20 |
25 |
30 |
Acesso a tecnologias educacionais assistivas |
20% |
40% |
60% |
80% |
100% |
|
Fortalecer a atividade de controle interno |
% de redução do nº de recomendações do controle interno (CGU) |
3 |
2,6 |
2,3 |
2 |
1,8 |
Capacidade de resposta as demandas da Ouvidoria |
93% |
94% |
95% |
95% |
95% |
|
Aperfeiçoar processos de aquisição, contratação e de elaboração de projetos |
Otimização de processos |
100% |
100% |
100% |
100% |
100% |
Desenvolver processos de planejamento, gestão e avaliação |
Taxa de unidades com plano de gestão alinhado ao PDI |
Sem Meta |
30% |
80% |
100% |
100% |
Conceito institucional |
3 |
3 |
4 |
4 |
5 |
|
Adequar o quadro dos servidores às necessidades institucionais |
Relação aluno da graduação / professor (RAP) |
18 |
18 |
18 |
18 |
18 |
% de unidades com corpo técnico-administrativo adequado |
5% |
10% |
15% |
20% |
30% |
|
Qualificar e capacitar o quadro dos servidores |
Índice de Qualificação do Corpo Docente (IQCD) |
4 |
4,1 |
4,3 |
4,4 |
4,6 |
Índice de capacitação do corpo técnico administrativo (ICCTA) |
30% |
35% |
52% |
70% |
87% |
|
Índice de Qualificação do Corpo técnico administrativo (IQCTA) |
1,2 |
1,2 |
1,3 |
1,3 |
1,4 |
|
Valorizar servidores com foco em resultados |
Reconhecimento Profissional |
50 |
150 |
200 |
200 |
200 |
Índice de Satisfação dos Servidores |
Sem Meta |
60% |
Sem Meta |
75% |
Sem Meta |
|
Assegurar a contratação de pessoal terceirizado capacitado |
Nº de Eventos para a Melhoria de Desempenho do Pessoal Terceirizado |
5 |
18 |
24 |
28 |
32 |
Promover a modernização da infraestrutura física e tecnológica |
Adequação dos ambientes para a acessibilidade de pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida |
25% |
55% |
15% |
5% |
100% |
Nº de Unidades atendidas pela Rede Wireless |
25% |
50% |
67% |
83% |
98% |
|
% de Investimentos em TI |
2,20% |
2,50% |
3,00% |
4,00% |
5,00% |
|
Assegurar recursos orçamentários necessários para implantação da estratégia |
Índice de execução de orçamento para os projetos estratégicos |
100% |
100% |
100% |
100% |
100% |