Planejamento Estratégico na UFPA

A Universidade Federal do Pará, por ser uma das maiores instituições de produção acadêmica e científica da região amazônica, necessita planejar-se em função dos desafios apresentados ao desenvolvimento regional e do Estado do Pará, em particular.

Desta forma, a UFPA materializa seu planejamento estratégico através do seu Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI. Logo abaixo do nível estratégico, posicionam-se os níveis de planejamento tático e operacional, registrados por meio dos Planos de Desenvolvimento da Unidades – PDUs.

 

Missão, Visão e Princípios da UFPA

O conjunto Missão, Visão e Princípios da UFPA representa sua identidade institucional, facilitando e promovendo a convergência dos esforços humanos, materiais e financeiros, constituindo-se em um conjunto de macrobalizadores que regem e inspiram a conduta e os rumos da Instituição em direção ao cumprimento do seu PDI. A tríade serve de guia para os comportamentos, as atitudes e as decisões de todas as pessoas, que, no exercício das suas responsabilidades e na busca dos seus objetivos, estejam executando a Missão, na direção da Visão, tendo como referência os princípios institucionais.

A missão, a visão e os princípios da UFPA definidos e registrados no PDI 2011-2015 são os seguintes:

Missão

Produzir, socializar e transformar o conhecimento na Amazônia para a formação de cidadãos capazes de promover a construção de uma sociedade sustentável.

Visão

Ser referência nacional e internacional como universidade multicampi integrada à sociedade e centro de excelência na produção acadêmica, científica, tecnológica e cultural. 

Princípios

  • A universalização do conhecimento;
  • O respeito à ética e à diversidade étnica, cultural e biológico;
  • O pluralismo de ideias e de pensamento;
  • O ensino público e gratuito;
  • A indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão;
  • A flexibilidade de métodos, critérios e procedimentos acadêmicos;
  • A excelência acadêmica;
  • A defesa dos direitos humanos e a preservação do meio ambiente.

 

O Mapa Estratégico da UFPA

Os objetivos estratégicos são os fins a serem perseguidos pela Universidade Federal do Pará para o cumprimento de sua missão institucional e o alcance de sua visão de futuro. As relações de causa e efeito representam a correlação causal existente entre os objetivos listados no Mapa Estratégico da Universidade Federal do Pará e demonstram como um objetivo é impactado por outro.

A estratégia pode ser definida também como conjunto de hipóteses sobre causas e efeitos, sobre como um objetivo impacta no alcance de outro. Desse modo, a cadeia de causa e efeito deve permear todas as perspectivas do Mapa Estratégico.

 

O Painel de Desempenho da UFPA

Cada um dos 20 objetivos estratégicos presentes no mapa estratégico da UFPA tem entre um e três indicadores de desempenho para a devida aferição do alcance dos objetivos, conforme tabela abaixo:

Objetivo

Indicador

META

2011

2012

2013

2014

2015

Formar cidadãos capazes de transformar a realidade social

Nº de titulados (Graduação e stricto sensu)

4.467

4.925

5.196

5.466

5.753

Índice de empregabilidade dos egressos da graduação

Sem Meta

Sem Meta

Sem Meta

Sem Meta

Sem Meta

Produzir conhecimento de valor para a sociedade

Produção acadêmica

10%

20%

30%

40%

50%

Articulação nacional e internacional em ensino, pesquisa e extensão

Nº de projetos desenvolvidos em cooperação com outras instituições do País e do exterior

Sem Meta

Sem Meta

Sem Meta

Sem Meta

Sem Meta

Intensificar atividades integradas de pesquisa, ensino e extensão socialmente relevantes

Índice de projetos integrados

10%

15%

20%

25%

30%

Fortalecer os cursos oferecidos pela instituição

Índice geral de cursos (IGC)

3

3

4

4

5

Instituir programas de pós-graduação, extensão e pesquisa Multicampi

% de campi do interior que possuem cursos de pós-graduação

20%

40%

50%

70%

70%

% dos projetos que envolvam os campi

5%

10%

25%

35%

50%

Alavancar parcerias estratégicas nacionais e internacionais

Nº de convênios nacionais firmados

29

29

29

29

29

Nº de convênios internacionais em vigência

66

71

76

82

88

Promover maior interação da universidade com empresas e comunidade

Nº de solicitações de registros de propriedade intelectual (nacionais e internacionais)

237

362

443

659

966

Incentivo ao empreendedorismo

14

19

24

31

37

Integração com a sociedade

10%

15%

20%

25%

30%

Intensificar a comunicação Institucional

Qualidade da informação e comunicação, prevista na política de comunicação social

65%

Sem Meta

75%

Sem Meta

85%

Gestão da informação e do conhecimento

Índice de satisfação das informações divulgadas

68%

Sem Meta

75%

Sem Meta

85%

Intensificar o uso de tecnologias educacionais e sociais

Nº de eventos voltados para a disseminação de novas tecnologias educacionais

10

15

20

25

30

Acesso a tecnologias educacionais assistivas

20%

40%

60%

80%

100%

Fortalecer a atividade de controle interno

% de redução do nº de recomendações do controle interno (CGU)

3

2,6

2,3

2

1,8

Capacidade de resposta as demandas da Ouvidoria

93%

94%

95%

95%

95%

Aperfeiçoar processos de aquisição, contratação e de elaboração de projetos

Otimização de processos

100%

100%

100%

100%

100%

Desenvolver processos de planejamento, gestão e avaliação

Taxa de unidades com plano de gestão alinhado ao PDI

Sem Meta

30%

80%

100%

100%

Conceito institucional

3

3

4

4

5

Adequar o quadro dos servidores às necessidades institucionais

Relação aluno da graduação / professor (RAP)

18

18

18

18

18

% de unidades com corpo técnico-administrativo adequado

5%

10%

15%

20%

30%

Qualificar e capacitar o quadro dos servidores

Índice de Qualificação do Corpo Docente (IQCD)

4

4,1

4,3

4,4

4,6

Índice de capacitação do corpo técnico administrativo (ICCTA)

30%

35%

52%

70%

87%

Índice de Qualificação do Corpo técnico administrativo (IQCTA)

1,2

1,2

1,3

1,3

1,4

Valorizar servidores com foco em resultados

Reconhecimento Profissional

50

150

200

200

200

Índice de Satisfação dos Servidores

Sem Meta

60%

Sem Meta

75%

Sem Meta

Assegurar a contratação de pessoal terceirizado capacitado

Nº de Eventos para a Melhoria de Desempenho do Pessoal Terceirizado

5

18

24

28

32

Promover a modernização da infraestrutura física e tecnológica

Adequação dos ambientes para a acessibilidade de pessoas com deficiências ou mobilidade reduzida

25%

55%

15%

5%

100%

Nº de Unidades atendidas pela Rede Wireless

25%

50%

67%

83%

98%

% de Investimentos em TI

2,20%

2,50%

3,00%

4,00%

5,00%

Assegurar recursos orçamentários necessários para implantação da estratégia

Índice de execução de orçamento para os projetos estratégicos

100%

100%

100%

100%

100%