Novo Plano de Desenvolvimento Institucional da UFPA começa a ser elaborado

A Universidade Federal do Pará (UFPA) começou o processo de elaboração do seu novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI), sob coordenação da Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan).

O PDI é o documento que identifica a Universidade e apresenta a filosofia de trabalho da Instituição, sua missão, visão, diretrizes institucionais, estrutura organizacional e ações a serem tomadas para alcance dos objetivos e das metas institucionais, além dos mecanismos para seu monitoramento, tratando-se de uma ferramenta importante para a Administração Superior da UFPA, pois representa uma agenda de caráter institucional de longo prazo para o próximo decênio 2016-2025.

A elaboração desse plano pelas Instituições Federais de Ensino Superior é obrigatória, conforme disposição do MEC, por meio do Decreto n. 5.773, de 9/6/2006. O PDI atual da UFPA tem o período de vigência de 2011 a 2015. Clique aqui para acessar o documento.

Para desenvolvimento deste processo, a Proplan apresentou em reunião na Coordenação da Administração Superior (CAS) informações acerca da legislação, da metodologia e das premissas básicas, obtendo da Administração Superior a aprovação e as diretrizes para a construção do novo plano.

Uma comissão, que ficará responsável por articular, viabilizar e apoiar as ações, os eventos e as etapas de elaboração do PDI 2016- 2025, foi constituída por meio da publicação da Portaria de nº 2.765/2015, de 12/8/2015. A portaria atribui a Coordenação Geral da comissão ao reitor e ao vice-reitor da UFPA; a Coordenação Executiva à Proplan; e relaciona os outros membros da comissão.

Documento participativo – O novo PDI terá um processo de construção colaborativa, de modo que, além dos membros da comissão, toda a comunidade universitária será estimulada a participar da sua elaboração, por meio de um formulário aberto, que será disponibilizado pela internet a todos os interessados; entrevistas com lideranças; um evento para divulgação do processo; umworkshop com os dirigentes da Universidade; e diversas outras reuniões de trabalho.

Reuniões com as Unidades- A Proplan já vem realizando, também, reuniões setoriais com outras unidades da UFPA, com o intuito de obter a parceria e os insumos necessários para a construção do novo plano. Já foram realizadas reuniões com a Ascom, Universitec, Prefeitura da UFPA e Editora da UFPA.

Evento sobre a elaboração do novo PDI – No dia 16 de setembro, haverá um evento no Centro de Eventos Benedito Nunes, que será aberto à comunidade universitária, com o objetivo de promover ampla divulgação do processo de elaboração do novo PDI. Na ocasião, serão apresentadas diversas informações acerca do processo, além das perspectivas de futuro para os próximos 10 anos da Universidade.

Texto: Luana Coelho - Assessoria de Comunicação da UFPA

Publicado em: http://portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=10702