UFPA realiza Workshop para elaboração do novo PDI

A Universidade Federal do Pará (UFPA) realiza, nesta quinta, 28, e na sexta, 29 de abril, o III Evento sobre o Processo de Elaboração do Novo PDI da UFPA -Workshop de Planejamento Estratégico, programação que integra o processo de elaboração do Novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o período de 2016 a 2025. Representantes de unidades acadêmicas e técnico-administrativos ligados à área de planejamento participam do evento, que ocorre no Hotel Beira Rio e tem como propósito discutir e validar a Missão, a Visão e os Valores da Instituição, além de ferramentas, como o Mapa Estratégico, o Painel de Desempenho e as iniciativas estratégicas, que irão nortear as ações da Universidade para os próximos anos.

O evento é coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan/UFPA). A programação foi aberta pelo reitor da UFPA, Carlos Maneschy, que deu as boas-vindas aos convidados e ressaltou a importância da participação de todos na construção do documento.

Além de uma exigência do Ministério da Educação (MEC), o Plano de Desenvolvimento Institucional é um importante instrumento de gestão, que identifica não só os grandes desafios que a UFPA deverá enfrentar nos próximos anos mas também o futuro que pretende construir. “Este plano tem esta missão, que é nortear as ações em longo prazo, garantindo que as políticas definidas pela comunidade sejam mantidas por outras gestões”, disse o vice-reitor Horácio Schneider.

Na área do Ensino de Graduação, a pró-reitora Lúcia Harada falou do planejamento que está sendo feito para a criação de novos cursos para os próximos 10 anos, tanto em nível de graduação como no técnico. Dentro das políticas de ensino da Universidade, a proposta é também ampliar programas, como o de intercâmbios nacionais e internacionais,  convênios de estágios e programas de fortalecimento do ensino.

Programação – O primeiro dia doworkshop foi de avaliação do PDI 2011/2015 e de apresentação de indicadores para a elaboração do novo Plano, entre eles, o resultado da pesquisa de Clima Organizacional, promovida pela Pró-Reitoria de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas (Progep), em 2015. Em seguida, na área da Comunicação, o diretor da Ascom da UFPA, professor Luiz Cezar Santos, falou das estratégias de gestão da informação e da construção da imagem institucional.

À tarde, foram formados grupos de trabalho para discussões e reflexões sobre a Missão, a Visão e os Valores da Universidade. “A Visão da Instituição representa o desafio, então nós acreditamos que, neste ponto, teremos propostas de mudanças. A dinâmica do evento aponta para isso. Outro ponto importante deste Workshop é que nós ampliamos a participação e hoje temos a presença dos técnicos que dão suporte para o planejamento das Unidades Acadêmicas”, ressaltou a pró-reitora de Planejamento, Raquel Trindade.

Na sexta-feira, 29, as discussões serão sobre as propostas para o Mapa Estratégico, que é uma ferramenta do método BSC, Balanced Scorecard ou Painel de Medição de Desempenho, que consiste numa metodologia de medição e gestão de desempenho. Neste método, são apresentados os objetivos, indicadores e metas. Também haverá a apresentação e discussão dos projetos que viabilizam a implementação das estratégias de gestão.

O prazo final para a conclusão do novo PDI da UFPA é 30 de junho de 2016. O documento ainda será apreciado pelo Conselho Superior Universitário (Consun) e, após aprovação dos conselheiros, encaminhado ao Ministério da Educação.

Texto: Ericka Pinto - Assessoria de Comunicação da UFPA
Fotos: Alexandre Moraes