Coordenadores dos campi do interior discutem elaboração do PDI

A Universidade Federal do Pará (UFPA) deu um passo a mais para a construção do seu novo Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) para o decênio que vai de 2016 a 2025. A ação que foi desenvolvida para atingir esse fim foi um evento realizado no dia 28 de janeiro de 2016, no auditório da Reitoria, tendo como público-alvo os coordenadores dos campido interior que participaram efetivamente com uma representação significativa, liderados pelo presidente do Fórum dos Campi do Interior, o professor Eliomar Azevedo do Carmo.

O evento foi coordenado pela Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan), que objetivou apresentar o processo de elaboração do novo PDI da UFPA, a metodologia do processo, as ações que já foram realizadas e o que ainda será feito, os resultados dos campi do interior e promover um debate de ideias, convertendo-as em novas propostas para serem consideradas no novo PDI.

Construção coletiva - A pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Raquel Trindade Borges, destacou a importância do evento para a construção coletiva do plano, considerando opiniões e sugestões dos mais variados públicos de interesse, dando destaque para a participação dos campi do interior que possuem uma contribuição relevante para o desenvolvimento regional das populações locais. A pró-reitorta também destacou outras formas de participação, como a atual pesquisa disponibilizada no siteda Proplan, que visa coletar as considerações de toda a comunidade universitária e da sociedade.

O professor Eliomar Azevedo do Carmo apresentou as dificuldades enfrentadas pela educação superior no interior, destacando alguns gargalos, como: EAD, comunicação, assistência estudantil, orçamento e outras dificuldades que precisarão ser enfrentadas nesse novo tempo do PDI. O vice-reitor, Horácio, fez um resumo avaliativo daquilo que foi possível alcançar, reconhecendo algumas distorções históricas que deverão ser tratadas, contudo destacou avanços significativos que houve em vários aspectos da UFPA, sobretudo, por meio dos avanços oriundos do REUNI que favoreceu a infraestrutura, o quadro de docentes e técnicos e a criação de novos cursos.

Pós-graduação - O pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Emmanuel Zagury Tourinho, destacou a importância da aliança entre os campi do interior e a Propesp, objetivando a implementação de cursos de pós-graduação, contando com o apoio da Capes. A expansão de cursos de graduação no interior também é uma prioridade a ser considerada no novo PDI, conforme a pró-reitora de Ensino de Graduação, professora Maria Lúcia Harada, que frisou o esforço conjunto com a Progep, no sentido de dotar o interior com um quadro de pessoal em quantidade e qualidade suficientes para cumprir os objetivos propostos para a graduação.

A diretora da Progep, Cleide Raiol Nascimento, apontou para o cumprimento de uma política de capacitação de forma descentralizada, em que cada Unidade deve assumir o compromisso de buscar capacitações focalizadas com os objetivos institucionais estabelecidos. O CTIC, por meio de sua representante, Sandra de Fátima Trindade, elencou as dificuldades de TI, haja vista o orçamento restrito e a logística amazônica que tornam a educação superior, em alguns lugares da região, um verdadeiro desafio. O assessor de Educação a Distância e coordenador UAB, professor José Miguel Martins Veloso, também apresentou suas considerações para a educação a distância no interior, apresentando propostas.

Comunicação - O evento foi precedido por uma apresentação que permitiu aos presentes uma compreensão ainda maior acerca do processo de elaboração do novo PDI, favorecendo um debate propositivo e harmonioso, a fim de somar esforços para a construção de um plano democrático e participativo, fruto de um esforço de vários públicos interessados no futuro da UFPA. Entre as ações mais recentes no processo de construção do Plano, está a criação de uma nova logomarca, criada pela Assessoria de Comunicação (Ascom) da UFPA, fruto de um projeto de comunicação do plano, que visa dar ampla publicidade e conhecimento à comunidade universitária e à sociedade, no geral. A expectativa é que tudo transcorra bem e, no mês de março, um workshop seja realizado para definir elementos constitutivos do Plano.

Texto e fotos: Divulgação / Proplan

Publicado em: http://www.portal.ufpa.br/imprensa/noticia.php?cod=11275